Ata da Sessão do dia 05 DE OUTUBRO DE 2023

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAL DE DENTRO - MG REALIZADA EM 05 DE outubro DE 2023.

Aos 05 (Cinco) do mês de outubro do ano de 2023 (Dois Mil e Vinte e três), às dezenove horas compareceram na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Curral de Dentro, os vereadores, Edson Rodrigues de Souza, Genivaldo da Rocha Moreira, Hudson Kleiton Neres de Souza, Ilma Pereira Guimarães Silva, Joaquim Resena de Souza, Leniberson Ferreira de Araujo, Maria Sandra Malaquias Viana, Reginaldo Mendes e Wellinghton de Matos Menezes. Constando quórum legal, o Senhor Presidente, Leniberson Ferreira de Araujo agradeceu a presença de todos, declarou aberta a reunião sob a proteção de Deus e em nome do povo de Curral de Dentro. Dando continuidade, o Senhor Presidente solicitou que a vereadora Maria Sandra Malaquias Viana fizesse a oração. Em seguida, o Senhor Presidente solicitou que Diretora fizesse a leitura da Ata da reunião ordinária do dia 20/09/2023, na qual foi colocada sobre discussão e não havendo ressalvas foi declarada aprovada e assinada pelos vereadores presentes. Logo, o secretário Genivaldo da Rocha Moreira procedeu-se que a Diretora fizesse a leitura das matérias protocoladas na casa, na qual, foi lido, as resoluções 004/2023 a 013/2023 referente a Nova Lei de Licitação 14.133/2021, em que todas foram colocadas em única discussão e votação, e logo foram aprovadas por unanimidade dos presentes. Por fim, foi lido o Projeto de Resolução nº 014/2023 em que “Concede o título de Cidadão Honorário se Curral de Dentro — MG aos Senhores: Jarbas Soares Junior, Fábio Baccheretti, Arlen de Paulo Santiago Filho, Igor Tarciano Timo, Mateus Simões de Almeida, Rodrigo Rodrigues Tavares, Cristiano da Cruz Santos e Edvaldo Faria da Silva Filho.” Logo o Sr. Presidente colocou em única discussão e votação, onde foi aprovado por 07 (sete) votos favoráveis dos presentes e 01(um) voto contrário sendo da Vereadora Maria Sandra Malaquias Viana. O Sr. Presidente franqueou a palavra aos vereadores, Wellington de Matos Menezes fez uso da palavra, cumprimentou a todos os presentes, ressaltou sobre a resolução a respeito do cidadão honorário, alegou o benefício e a parceria que se deve ter com aqueles que tem condições de trazer recursos para o bem da população, independente do lado político em que está. Em outro momento, expôs o porquê não foi prosseguido o Projeto de Lei das Horas Máquinas, pois não era benéfico e muitos não concordavam com o pagamento para o uso desses equipamentos. Em seguida, a vereadora llma Pereira Guimarães Silva, também fez o uso da palavra, agradecendo a todos os presentes, enfatizou que faria as palavras do seu colega Wellinghton as suas, pois não mediria esforços de ser a favor de projetos que seriam em prol da população. Logo, a vereadora Maria Sandra Malaquias Viana, expôs o porquê do seu voto contrário a respeito da resolução cidadão honorário, pois achou falta de respeito com os mesmos, em marcar compromisso com as autoridades em questão sem comunicá-los antecipadamente. O vereador Joaquim Resena de Souza, também deu seus cumprimentos a todos, ressaltou sobre o Projeto horas máquinas, que também não concordava com a situação de ser cobrado o uso, pois estaria prejudicando aqueles que tem a necessidade de utilizá-lo. Em ato contínuo, o vereador Hudson Kleiton Neres de Souza, cumprimentou a todos, estendeu suas desculpas do porquê a transmissão e a reunião acabou atrasando, pois os legisladores estavam em reunião de comissão, para melhorem discutir os projetos até serem votados, agradeceu aos colegas que votaram a favor da resolução que foi de sua autoria. Por fim, o secretário Genivaldo da Rocha Moreira, cumprimentou a todos, parabenizou os colegas pelo voto em prol do cidadão honorário, logo, parabenizou também as 18 candidatas para a disputa do Conselho Tutelar. O Presidente Leniberson, agradeceu os presentes nesta casa, e junto ao seu colega, Joaquim, concedeu suas condolências à família e amigos da falecida Cristina, conhecida como “Cristina de Tunico”. Diante o exposto, não havendo mais nada a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião e para constar lavrou-se a presente Ata que, após lida e discutida, se conforme, será aprovada e assinada.