Ata da Sessão do dia 05 de Abril de 2023

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAL DE DENTRO - MG REALIZADA EM 05 DE ABRIL DE 2023.

Aos 05 (Cinco) do mês de abrio do ano de 2023 (Dois Mil e Vinte e três), às dezenove horas compareceram na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Curral de Dentro, os vereadores, Edson Rodrigues de Souza, Genivaldo da Rocha Moreira, Hudson Kleiton Neres de Souza, Ilma Pereira Guimarães Silva, Joaquim Resena de Souza, Leniberson Ferreira de Araujo, Maria Sandra Malaquias Viana e Wellinghton de Matos Menezes. Constando quórum legal o Senhor Presidente, Leniberson Ferreira de Araujo agradeceu a presença de todos, declarou/ aberta a reunião sob a proteção de Deus e em nome do povo de Curral de Dentro. Dando continuidade o Senhor Presidente solicitou que o vereador Wellinghton de Matos Menezes fizesse uma oração. Em seguida, o Senhor Presidente solicitou que o secretário fizesse a leitura da Ata, em que o mesmo requereu que a Diretora Geral fizesse da Ata da reunião ordinária do dia 06/03/2023, e da Ata referente ao dia 20/03/2023, nas quais foram colocadas sobre discussão e não havendo ressalvas foram declaradas aprovadas e assinadas pelos vereadores presentes. Prosseguindo. O secretario Genivaldo da Rocha Moreira, solicitou da Diretora a leitura da Resolução 003/2023, colocando assim em única discussão e única votação, não havendo ressalvas, a resolução foi aprovada. Em seguida, foi solicitado a leitura da Indicação 003/2023, protocolado por autoria do vereador Genivaldo da Rocha Moreira, o Sr. Presidente colocou assim então em única discussão e única votação, não havendo ressalvas, a indicação foi aprovada. Logo, foi solicitado a leitura da Indicação 004/2023, protocolado pela autoria do vereador Reginaldo Mendes e a vereadora Ilma Pereira Guimarães Silva, prontamente o Sr. Presidente colocou assim então em única discussão e única votação, não havendo ressalvas, a indicação foi aprovada. De imediato, foi feita a leitura da Indicação 005/2023 protocolada pela autoria do vereador Reginaldo Mendes, na qual, foi colocado em única discussão e única votação, não havendo ressalvas, a indicação foi aprovada. O Sr. Presidente franqueou a palavra aos vereadores, na qual, alguns fizeram uso para agradecer aos demais presentes e reforçar a importância das indicações. Em ato continuo, a vereadora Maria Sandra Malaquias Viana, trouxe em discussão o oficio em que solicitou a manutenção da companhia elétrica Cemig e da companhia telefônica Vivo son reforçar os transformadores que mantem sinal do Distrito de Maristela de Minas, que recebeu o apoio de todos desta casa. A posteriori, o Sr. Presidente franqueou a palavra a oradora Maria Edna, representante das associações do município e em nome da população, trouxe em pauta os assuntos pertinentes em questão dos terrenos baldios, ressaltando a dificuldade que os moradores vêm enfrentando, com relação aos matagais, animais peçonhentos tais como: escorpião, lacraia, cobra... fora doença e atos ilícitos que vem ocorrendo nestes terrenos, para melhor explicação apresentou um cartaz com fotos que comprovam a situação, e fortalecendo a indignação do povo em relação a reprovação do projeto. No tocante dos assuntos, fez uso da palavra o vereador Reginaldo Mendes, que relatou e justificou o motivo de esta contra o projeto, uma vez que, acha que a prefeitura deveria intervir na limpeza das ruas primeiro. Em seguida, o vereador Wellinghton de Matos Menezes, também fez uso da palavra, justificando seu voto contrário, ressaltando que deveria de primeira demão ser feita uma campanha de conscientização, logo após uma notificação sem acréscimo de multa em primeiro momento, cobrando participação ativa da parte da prefeitura. Replicou o vereador Edson Rodrigues de Souza, salientando seu voto contrário e mais uma vez, cobrando a inciativa da prefeitura que limpe as ruas primeiro. Mas adiante, o vereador Genivaldo da Rocha Moreira fez uso da palavra, evidenciou os anos que os matagais vêm se proliferando a anos, que os donos não “estão nem aí”, nas quais querem ter os direitos e não se responsabilizarem pelos deveres. Onde houve replica e treplica entre e Edson Rodrigues de Souza, e Wellinghton de Matos Menezes frisou a importância dos dados comprovados/escritos das demandas, uma vez que, um projeto não pode se basear em dados “falados”. Por fim, replicou o vereador Hudson Kleiton Neres de Souza, pautando que a fala dos colegas existem controvérsias, pois as descrições dos pontos de mudança, já estava descrito nele, parafraseando a parte em que projeto diz respeito que: “a notificação será feita e com 30 dias descumpridos, haverá a aplicação da multa”. Interviu a discussão o vereador Joaquim Resena de Souza, pedindo aos caros colegas que respeitassem o regimento interno do tempo de replica e treplica, de uma discussão que não daria resultados positivos. Na qual, houve indagação dos demais, ressaltando a Vereadora Ilma Pereira Guimarães Silva parabenizando o trabalho da Funasa, não os culpando por falta de conscientizando, uma vez que, esse trabalho é bem feito. Diante o exposto não havendo mais nada a tratar o Senhor Presidente leu uma mensagem parabenizando o vereador Genivaldo da Rocha Moreira, solicitando as assessoras que entregassem a lembrancinha de pascoa, sem delongas declarou encerrada a reunião e para constar lavrou-se a presente Ata que, após lida e discutida, se conforme, será aprovada e assinada.